Prefeitura Municipal de São Roberto

Prefeita inugura Laboratório de Prótese Dentária

A saúde pública de São Roberto na gestão da prefeita Danielly Trabulsi vem apresentando grandes avanços. Com várias especialidades, serviços e equipes ampliados e até mesmo ações itinerantes, a qualidade do atendimento no município está entre os melhores da região do Médio Mearim.

Nesta quinta-feira (20), a prefeita inaugurou mais um serviço de saúde no município, o Laboratório de Prótese Dentária Vicente Pires dos Santos, que já está em pleno funcionamento e tem capacidade para atender uma demanda de até 50 próteses mensalmente.

Com a participação de filhos, netos e noras do homenageado, a solenidade foi marcada pela emoção de todos. “Meu pai foi um homem trabalhador, honesto, que construiu sua história neste município e tinha um carinho muito especial pela família do Dr. Jerry e da prefeita Danielly. Ficamos muito honrados com essa bela homenagem”, disse o professor Antônio Chaves, filho de Vicente Pires dos Santos.

“Nosso trabalho é devolver a autoestima dos cidadãos, pois sabemos que a saúde bucal é de fundamental importância para os nossos pacientes e o sorriso é a moldura do ser humano. Estou feliz como profissional de odontologia e também pela bela homenagem ao meu pai Vicente Chaves”, disse a secretária de Saúde, Jeycianne Chaves.

A prefeita Danielly ressaltou a importância de Vicente Chaves e sua família, falou do quanto foi acolhida por eles quando chegou em São Roberto e disse que a homenagem é muito merecida e muito especial e explanou ainda sobre a importância do Laboratório de Próteses. “Estamos trabalhando para transformar a vida das pessoas e este laboratório representa um grande avanço, pois sabemos que muitas pessoas não tem condições de pagar esse tipo de serviço, pois não é barato, então vamos produzir aqui mesmo em São Roberto e poder devolver o sorriso aqueles que precisam”, disse.

O ex-prefeito Dr. Jerry se emocionou e interrompeu seu discurso em várias oportunidades e com a voz embargada falou de sua amizade com Vicente Chaves e toda a sua família, o quanto ele foi importante na sua trajetória política e era seu conselheiro. “Estamos homenageando hoje um grande amigo meu, do meu pai e da minha família, um homem íntegro e que muito me ajudou com conselhos e ações, porque me ensinou a amar ainda mais São Roberto. Hoje tenho duas missões, que é a medicina, que faço por amor e a dedicação que tenho a este município, que vou lutar até o fim da minha vida pelo desenvolvimento desta terra. Parabenizo a prefeita Danielly que sem dúvida nenhuma está fazendo a melhor administração da história de São Roberto”, disse.

Laboratório de Prótese Dentária Vicente Pires dos Santos

Bem equipado e com três profissionais da área de prótese dentária capacitados, a unidade poderá oferecer até 50 próteses por mês, com todo o processo realizado em São Roberto, desde a medição, preparação do molde, fabricação da prótese e acompanhamento de adaptação do paciente.

Estiveram presentes na solenidade de inauguração os vereadores Antônio Oliveira, Maria Lindalva, Raimundo Bandeira, Valdinar Ribeiro, a presidenta da Câmara Municipal, Hosana Magalhães,a vice-prefeita Dalzilene Rocha, familiares de Vicente Chaves, secretários, assessores da gestão e profissionais de saúde do Município.

VICENTE PIRES DOS SANTOS – O homenageado

Vicente Pires dos Santos, popularmente conhecido como Vicente Chaves, nasceu no dia 1º de novembro de 1940, em Itapipoca-CE, casou-se com Raimunda Teixeira dos Santos em 1956, chegando em Bode com Sede (hoje Bairro Santo Antônio) onde fixou residência em 1958, constituindo sua família de oito filhos: Valdizo, Edivaldo (Déde), Clara Maria (Dinha), Antonio Chaves, Francisco (Chiquinho), José (Zezinho), Claudiana e Vicente Filho, além de 18 netos e 16 bisnetos.

Para fugir da seca na sua terra natal, ele tinha duas opções: ia para a construção de Brasília ou vinha para o Maranhão, preferindo vir para solos maranhenses tentar a vida e aqui chegando se estabeleceu como comerciante, exerceu ainda a função de tropeiro e prosperou na compra de arroz, depois passou a investir na criação de gados, se tornando um grande pecuarista na região.

Um exemplo de pai, de empresário, pecuarista e cidadão, Vicente Chaves entrou para a vida pública com a emancipação de São Roberto, se elegendo vereador com a segunda maior votação da primeira legislatura do município.

foi vice-prefeito nos mandatos de José Wilson e Dr. Jerry, tendo ainda disputado a cadeira do executivo municipal em 1996, sem, no entanto, obter êxito, apesar da sua boa votação.

Vicente Chaves deixa um legado de trabalho e amor por São Roberto, tendo participado ativamente da vida política do município como conselheiro de vários políticos, de forma muito especial, o ex-prefeito Dr. Jerry, com quem mantinha laços fortes de amizade e companheirismo.

Vencido pelo mal do nosso século, a pandemia da covid-19, juntamente com sua esposa e dois de seus filhos, Valdizo e Déde, Vicente Chaves partiu para a outra dimensão, deixando para nós o seu exemplo, a sua história de retirante cearense trabalhador, empreendedor e um grande vencedor, que jamais abandonou a terra que o adotou – São Roberto.

ENDEREÇO

Praça Dois Poderes, s/n – Centro
São Roberto – Ma – CEP: 65.758-000
CNPJ: 01.612.348/0001-00

ATENDIMENTO

de Segunda a Sexta-feira, das 08h às 14h.
faleconosco@saoroberto.ma.gov.br
(98) 9 8849-0640

E-SIC

Praça Dois Poderes, s/n – Centro
São Roberto – Ma – CEP: 65.758-000
esic@saoroberto.ma.gov.br